domingo, 23 de janeiro de 2011

É pouca areia para encher um caminhão


Olá pessoal, a pedido de algumas pessoas hoje eu vou comentar sobre a adaptação ao cinema do game The Prince Of Persia.
Principais atores:
Jake Gyllenhaal (Dastan)
Ben Kingsley (Nizam)
Gemma Arterton (Tamina)
Alfred Molina (Sheik Amar)
 Richard Coyle (Tus)

Dirigido por: Mike Newell

O filme até 2009 com fotos, videos, comentários do criador desse game que cirulavam na internet; Parecia ser a melhor adaptção dos games para o cinema, mas em 2010 com seu lançamento o que todos os fãs viram, foi uma catastrofe.
Bem o filme começa de maneira interessante, porém totalmente infiel a história do jogo, onde mostra o principe Dastan(Esse nome foi adaptado para o cinema) aprontando desde criança. O rei de visita a cidade observa Dastan e percebe que o garoto tem talento e decide adotar ele. Lá você não precisa apresentar uma documentação para adotar alguém, rsrsrs. Os anos passam Dastan torna-se adulto e bem mais habilidoso, junto a ele estão seus irmãos Tus e Nizam( Nomes modificados em relação ao game), Tus é o futuro rei e Nizam que tem um belo olho gordo pelo trono.


O exército do principe Tus organiza um ataque a uma cidade supeita de forjar armas para um grupo de assassinos do deserto. Porém Dastan é contra o ataque pelo portão da frente e decidi por si próprio fazer um ataque lateral a cidade que mostra ser bem mais eficaz. Ao chegar no palácio Tus se depara com a linda princesa da cidade seu nome é Tamina, ela pede para que um de seus servos fuja com a adaga mágica, mas ele é surpreendido pela grande habilidade de Dastan.


O filme tem um pequeno clima de comédia, mas não adciona em nada nele. Dastan recebe da mão de Nizam uma bela túnica para ele dar de presente ao seu pai.
Passado algumas cenas, chega o momento da comemoração e o rei diz que a princesa Tamina deva ser esposa de Dastan o problema é que a roupa está enfeitiçada e acaba matando o rei, logo todos suspeitam de Dastan que leva consigo a princesa partindo em fuga do castelo.





Nessa fuga acontecem algumas cenas de ação bem fieis ao game o problema são as cenas de lutas, onde ocorrem tantas mudanças de câmera que acaba sendo confuso e dá uma vontade de vomitar de tanto rodar. Sem falar na falta de violência do filme que no game é um de seus mecanismos, onde mostrava belos golpes furtivos e combates frenéticos. Também o filme é da Disney, isso explica tudo.


Depois de toda essa confusão Dastan descobre que Nizam foi quem matou seu pai e no decorrer do filme, ele percebe qual é o verdadeiro plano dele, tendo então que desmascará-lo e provar sua inocência. No meio do deserto Dastan e Tamina viram prisioneiros de um grupo comandado pelo Sheik Amar, cujo sustento ele tira das corridas de avestruz.
No final do filme rola um pequeno romance entre o Dastan e Tamina, mas ele perde todo o clima e a fidelidade do game, dando enfase apénas as cenas de corrida e efeitos especias e acabam esquecendo dos combates frenéticos que o game apresenta, isso acaba sendo crucial para o declínio do filme.


No final Dastan consegue voltar no tempo e desfazer toda burrada que ele fez, desmascarando Nizam. O final é tão feliz que chega a ser sem graça.

Ponto forte:
- Cenários são bem fieis ao game
- A caracterização e a atuação dos atores são ótimas
- A trilha sonora é até aceitavel
- Cenas de fuga são bem fieis, com belos movimentos
- Bons efeitos especiais

Ponto Fraco:
- História muito infiel
- Nomes alterados
- Cenas de combate muito ruins
- A falta de violência acaba tirando a sensação de fidelidade que o filme tem com o game
- Ritmo muito lento do filme
- Enredo chato


O filme merce ganhar 3.0, pois foi uma péssima adaptação com uma história infiel e com o péssimo trabalho do diretor Mike Newell que mostrou ser incapaz de criar boas cenas de ação semelhantes ao game. Para quem é fã do game vai se decepcionar ao assistir esse filme para quem nunca jogou, vai se desapontar de qualquer jeito.
Acho que vão precisar de muita areia para voltar no tempo e desfazer essa burrada que foi o filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário